CONCENTRAÇÃO E MANUTENÇÃO VIBRATÓRIA.


O  termo “concentração ” por  si  só  fala  do  seu significado : CONCENTRA   A   AÇÃO,   ou  seja, refere-se às coisas que têm um centro comum ou que são deslocadas para  um centro, ou, um foco. 

Quando conseguimos este foco podemos perceber as vibrações e as nuances mais sutis relacionadas ao que pretendemos (o foco) e manter a conexão, ou seja, conseguir a manutenção vibratória. 

Por que soube manter seu foco, a produtividade de nosso admirável Chico, foi muito superior às expectativas da espiritualidade. Sem concentração nossa produtividade cai.

 “A mente do homem está repleta de pensamentos e, por isso, o indivíduo é extremamente fraco. Se em lugar destes inúmeros pensamentos inúteis, permanecer um único, esse será o poder em si mesmo e terá grande influência”. Sri Râmana Maharshi

É a concentração uma habilidade necessária, e o instrumento que permite ao homem viver em um nível de consciência mais elevado. Seu poder constitui, praticamente, a base de todas as faculdades superiores do homem. É trabalho árduo e exige toda a nossa atenção e não apenas em alguns minutos do dia, ou algumas horas na semana. 

O principal obstáculo à concentração é a falta de controle da natureza emocional. Devemos nos concentrar em escolher, dentre as vibrações boas ou más, apenas as de que necessitamos na vida cotidiana e recusar nos ocuparmos delas quando, evidentemente, tivermos trabalho melhor a executar. Evitar ocupar a mente e a emoção com vibrações pesadas, que exigem de nós muito equilíbrio, ligarmo-nos nas melhores vibrações do dia e na lembrança de momentos especiais. A atitude positiva diante da oportunidade de concentrar-se, e estar focado quando a vontade está presente, é um fator preponderante para o sucesso da concentração. 

Há um conceito interessante sobre mente que achamos conveniente ser estudado. Segundo Râmana[1] “a mente é apenas o conjunto de nossos pensamentos. Se cessardes de pensar, onde estará ela?

Dessa forma podemos diferenciar o pensamento (mente),  do pensador (espírito). Fazendo uma correlação poderíamos dizer que um é o cavaleiro (espírito, o principio inteligente) e o outro é o cavalo (mente). Quem deve conduzir quem? 

É importante saber que você pode, através de sua vontade, dirigir os processos do seu pensamento, por que você não é os seus pensamentos. Você é aquele que os cria e os dirigeOu seja, a mente é o conjunto dos pensamentos de quem pensa. Quem está no controle é quem pensa. O SER, o Self, a centelha divina. A mente é o reflexo do SER( o espirito).

Estes conceitos devem estar firmemente incorporados para que o processo de educação da mente possa ser executado com êxito. Então, o melhor, o mais indicado a fazer, é buscarmos treinar a concentração, mas para isso devemos evitar certas situações que impedem seu bom resultado:

1 – A concentração não deve ser treinada quando o indivíduo está em extrema fraqueza física, resultante de enfermidade ou aborrecimento que afete a força de vontade;

2 – Demasiados compromissos diários que não deixam tempo nem energias para exercícios sistemáticos e contínuos de educação da mente. Concentrar-se apenas uma vez por semana pode não dar resultados efetivos.

3 – A falta de convicção íntima, intuitiva e firme, de que um trabalho desta natureza lhe abrirá as portas para uma vida nova e melhor.

PARA O SUCESSO É PRECISO:

1 – Saber que você não é a sua mente, e que ela deve estar sob o seu controle. Isso só se consegue com treino contínuo e perseverante.

2  É necessário que haja uma decisão firme onde as desculpas de cansaço, falta de tempo e inquietação não estejam presentes;

3 – Ajuda muito manter o foco da concentração se conseguimos desenvolver a capacidade de pensar tranquila, fria e claramente sobre a vida humana em geral, sabendo que acima de qualquer vontade humana impera uma Vontade Divina.
                                                                                                                                                                    
A PRÁTICA

Um lugar silencioso e tranquilo, sem interrupções é indispensável. Outras interferências:

a) A expectativa – de que algo possa advir do seu pensamento febril. Este pensamento febril é o padrão que costumamos ter nas horas de atividade consciente, ou seja, os pensamentos que temos na maior parte de nosso dia;

b) Ao começar o exercício de concentração muitos pensamentos começam a “atacar” levando-o muitas vezes a se esquecer, temporariamente, do objetivo do momento. Eles são de pouca importância, mas a mente consciente, que não quer ceder espaço, dirá que eles são muito importantes. Para vencer este obstáculo é possível dizer a si mesmo: 

 “Além deste tempo que eu tenho para me dedicar a este trabalho eu tenho todo o resto do dia para pensar em outras coisas”

“Não há razão neste momento para obedecer aos pensamentos errantes gerados pela minha mente rebelde”.

“Nada de importante acontecerá se eu evitar que os pensamentos ocupem este tempo que aqui estou”

“Todo e qualquer pensamento neste momento não me interessa”.

Quando se consegue este domínio da mente, uma sensação de liberdade de consciência começa a tomar corpo e uma paz mental normalmente se instala. A chave neste momento é: NÃO TENHO INTERESSE ALGUM PELOS MEUS PENSAMENTOS. Com esta chave abrimos a porta da faculdade de “sentir e ver” as emoções e os pensamentos do mundo espiritual.

A intuição também pode sobrevir como resultado pela boa concentração, pois, podemos dizer que a intuição é o poder da cognição sem pensamentos. É uma ação isenta de raciocínio lógico, com os melhores resultados possíveis. Não precisamos, ao treinar a concentração, nos preocuparmos com ela, pois isto nos desviará do objetivo que é deixar a mente tranquila, a intuição virá normalmente no momento adequado. 

Você pode experimentar algumas variações para treinar a sua concentração:

a) Ao ouvir uma música procure ouvir o silêncio entre uma nota musical e outra e verá que ele estará como um pano de fundo onde a música se faz;

b) Olhe para um objeto fixamente por alguns instantes e depois fechando os olhos deixe que somente este objeto ocupe a sua mente; 

c) Se você tiver um relógio com ponteiro de segundos fixe os olhos no ponteiro e apenas acompanhe com o olhar o movimento que ele faz, mantendo uma respiração calma e tranqüila.

d)  Imagine que sua mente é um espelho e todo e qualquer pensamento que vier vai bater neste espelho e retornará para onde ele veio.

e) Se o pensamento se desviar do foco de sua concentração traga o de volta e diga para si mesmo “Todo e qualquer pensamento diferente neste momento não me interessa”.

A concentração nos leva ao autoconhecimento genuíno, cujo maior obstáculo  é a resistência, ou, tendência a rejeitar qualquer experiência que não satisfaça a ideia que cada um tem de si mesmo. A mudança do indivíduo se inicia a partir do momento em que ele aprende a mudar suas reações diante dos incidentes do dia-a-dia. 

Mudar a vida significa mudar as próprias reações interiores e não as circunstâncias externas. Para mudar as reações interiores é necessário, primeiro, conhecê-las. Para conhecê-las é necessário, primeiramente, observar os pensamentos. E para observar os pensamentos devemos praticar a concentração mental de uma forma totalmente imparcial.Praticando fielmente a concentração mental, você estará no caminho do autoconhecimento e da auto iluminação. OK?
  
Muita PAZ e sucesso!

 TRANSCRIÇÃO DE:

http://cele-luzeterna.blogspot.com.br/2011/07/concentracao-e-manutencao-vibratoria.html#sthash.SPyP6ENj.dpuf





[1] Bhagavan Sri Râmana Mahârshi, considerado um dos maiores sábios de todos os tempos, tornou-se conhecido no Ocidente especialmente através do livro "A Índia Secreta", do jornalista e escritor inglês Paul Brunton, que retratou os ensinamentos de Ramana, transmitidos, na maioria das vezes, em silêncio absoluto aos seus discípulos. 

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