ECTOPLASMA. Será que tenho?


 
  A palavra ECTOPLASMA se popularizou no filme “Os Caça-Fantasmas”, no entanto, ainda é um grande desconhecido para a maioria das pessoas. 

Trata-se de uma palavra formada pela junção de Ektós, que vem do grego e significa fora., exterior, e da palavra plasma que significa "molde". 

Plasmar é sinônimo de: moldar, esculpir, compor, constituir, formar, modelar... Modelar o quê? O Protoplasma e algumas “coisitas”. Até o protoplasma virar ectoplasma ele deverá dar uns dez “passitos”.


CHARLES RICHET
O FUNDADOR DA METAPSÍQUICA
O APÓSTOLO DA CIÊNCIA E DO 
ESPIRITISMO
(1850 - 1935)
PROTOPLASMA é a totalidade da estrutura das células de todos os seres vivos, tanto vegetais quanto animais e é o responsável por todos os processos vitais. São algumas das tarefas que cumpre o protoplasma no organismo: atuar como um depósito de energia (ou plasma, a 4ª propriedade da matéria), transportar oxigênio, regular as propriedades térmicas e propiciar numerosas reações químicas.

O termo ECTOPLASMA foi introduzido na Parapsicologia pelo FISIOLOGISTA CHARLES RICHET para designar uma espécie de substância extremamente sensível à eletricidade e magnetismo; sem forma, ou, amorfa; pode ser moldável pelo pensamento e vontade do médium que o exterioriza ou dos Espíritos desencarnados. Dai a terminação plasma (forma).

Ele tem propriedades químicas semelhantes às do corpo físico do médium de onde provém, pois, quimicamente, essa matéria possui muita semelhança com a massa protoplásmica e é exalada por todos os poros do médium, mas, em maior proporção pelas narinas, boca, ouvidos, pontas dos dedos e até pelo tórax.

Agora é que o protoplasma dá seus "passitos" para virar o ectoplasma. Ele sofre a influencia do meio (fluidos do meio, inclusive os da natureza terrestre e sideral); do médium, e dos espíritos para, então, se tornar visível. É muito importante deixar isso bem claro:

Não é o espírito que se materializa, mas é o ectoplasma que se adere à forma do perispírito dele;   E há que combiná-lo com os outros dois tipos de fluidos (espirituais e da natureza) para obtermos o ectoplasma elaborado..

Ainda não se pode afirmar com certeza onde ele se forma no ser humano. Muitos entendem que o ectoplasma se forma por todo o corpo no nível celular, embora em quantidades e qualidades diferentes. 

Para os espíritos, o ectoplasma é uma substância delicada que se produz entre o perispírito e o corpo físico. Kardec, pesquisando sobre a natureza do perispírito obteve o conhecimento de ser ele, constituído de eletricidade, fluido magnético animalizado, fluido nervoso, e matéria inerte (LE/54, 65, 74.1 e a nota 257; RE/1858, dez.), SEMI-MATERIAL (LE/94, 135; LM/74.13, 75), "matéria elétrica ou de outra tão sutil quanto esta". Seria o ectoplasma? 

Segundo o Espírito André Luiz, no livro “Nos Domínios da Mediunidade”, de Chico Xavier, “o ectoplasma está situado entre a matéria densa e a matéria perispirítica, assim como um produto de emanações da alma pelo filtro do corpo, e é o recurso peculiar não somente ao homem, mas a todas as formas da natureza.

Os fluidos resultantes da alimentação, da respiração e da atividade celular são captados por meio dos chacras, transformando-se em ectoplasma no interior do perispírito?  Alguns dizem que sim, mas o importante mesmo é a utilização que daremos a ele, ok? Há divergências sobre isso e falta muito o que se aprender sobre o ectoplasma. 

A ectoplasmia é um fenômeno da categoria de efeitos físicos, pois, permite aos espíritos atuarem sobre a matéria. O ectoplasma apresenta-se sob um aspecto viscoso, esbranquiçado, quase transparente, com reflexos leitosos, bem como evanescente sob a luz. 

Por ser bastante sensível á influência da luz do dia e da luz branca, isso causa interferências no fenômeno de ectoplasmia, tornando-se ideal a utilização de uma luz com tom avermelhado. Com a mesma facilidade com que é emitido, o ectoplasma pode reverter ao organismo do médium, sendo por este reabsorvido.

Todos os estudos feitos sobre as materializações de espíritos e os chamados efeitos físicos, demonstram que esses fenômenos só ocorrem na presença de pessoas que podem fornecer ectoplasma. Isso leva à óbvia conclusão de que os espíritos não produzem ectoplasma e sim, podem apenas manipulá-lo. Deste modo, pode-se deduzir que o ectoplasma é um atributo do corpo físico portanto fisiológico, embora controlado pelo espirito que o habita.

No livro “Espírito, Perispírito e Alma”, Hernani Guimarães Andrade propõe a existência dos quatro tipos de ectoplasma: mineral, vegetal, animal e humano, mas quando falamos em ectoplasma, nos referimos ao encontrado nos seres vivos especialmente no homem.

Você já pode responder acertadamente a essa pergunta? 
Será que tenho ectoplasma?

Em certas organizações fisiológicas especiais da raça humana, ele se apresenta em maiores proporções e em relativa madureza para a manifestação necessária aos efeitos físicos. Ele pode ter desde uma forma tão rarefeita, que é invisível aos olhos humanos (mas registrável por outros métodos), até o estado sólido e organizado em estruturas complexas, tais como os utilizados pelos espíritos para os fenômenos de materialização.

O Ectoplasma se esvai por todos os poros, por todo o tempo. Sejamos médiuns ostensivos ou não, estamos a emanar fluidos diversos, desde o suor ao ectoplasma mais denso, contudo, sai em quantidades maiores na produção dos fenômenos. Para realizar os fenômenos de efeitos físicos, é preciso que o médium produza um volume bem expressivo de ectoplasma e quando este não é eliminado devidamente através da doação espontânea, pode ser que ocorram alguns distúrbios orgânicos, normalmente resolvidos depois que o médium começa uma atividade regular de doação. Se este médium for uma pessoa equilibrada e caridosa, provavelmente não terá problemas.

Conforme a seriedade do médium e dos assistentes da reunião, sua cor pode variar: acinzentada, branca, amarelada, malhada ou negra.. A qualidade do ectoplasma produzido, sofre a influencia moral do médium e também a influencia dos alimentos que são ingeridos.. Os alimentos que atuam de forma negativa seriam aqueles de difícil metabolização, ricos em lipídios saturados e adição de hormônios; proteínas com presença de antibióticos e pesticidas; demais produtos ricos em conservantes, de baixo valor nutricional, digestão lenta e efeito tóxico cumulativo. Bebidas alcoólicas, cigarros, drogas e remédios controlados.

É matéria viva do próprio médium que, pela sua vontade, permite que os espíritos amigos e benfeitores  a usem para fins proveitosos; no entanto, caso se trate de criatura desregrada, os espíritos inferiores e malévolos podem assenhorear-se dessa energia também acionável pela vontade desencarnada, causando perturbações nos trabalhos de efeitos físicos ou mesmo fora do ambiente mediúnico.

O ectoplasma foi tema imperante no final do século XIX, quando homens responsáveis e dedicados, pesquisaram-no à exaustão, deixando as portas abertas para os vindouros. Poderosos médiuns de efeitos físicos assombraram os homens das Ciências, produzindo incríveis materializações. Talvez o mais famoso desses casos tenha sido aquele que foi controlado por Sir William Crookes, referente às inúmeras materializações do Espírito “Katie King”, com auxílio da médiumFlorence Cook.

Crookes realizou sessões de materialização nas quais tornava-se tangível o Espírito que se autodenominou Katie King, indiana, que afirmou ter vivido há alguns séculos antes. As cartas-artigos de Crookes foram publicadas na Inglaterra nos jornais espiritualistas (ex.: ‘Quartely Journal of Science”, de janeiro de (1874).

Nessas memórias Crookes, cita que Katie chegou a ficar por duas horas materializada, conversando com os presentes, deixando-se tocar. Crookes, respeitosamente, solicitou-lhe permissão para tocá-la, tendo auscultado seu coração, que batia num ritmo menor do que o da médium Florence Cook, fornecedora do ectoplasma.

Dispensável registrar que o emérito cientista cercou-se dos mais rigorosos cuidados, de forma a evitar fraude ou mistificação. Um desses cuidados, prova definitiva, foi o fato de trancar a médium numa sala anexa e o Espírito Katie materializar-se na outra.

Outra prova, cabal também, foi o fato de Katie haver se materializado ao lado da médium, deixando fotografar-se. Só mais uma prova: Crookes cortou, com permissão de Katie, um cacho da cabeleira dela; Katie, ela própria, tomou uma tesoura e cortou grande parte dos seus cabelos, pedaços do seu vestido e do véu e distribuiu-os aos presentes; logo a seguir, mostrou os buracos do vestido à claridade da luz e deu uma pancada em cima da parte cortada, que instantaneamente se recompôs.  

Porém, uma das mais vibrantes notícias sobre o ectoplasma, podemos encontrar na narração de Antônio Lima, em seu livro “Vida de Jesus”. Ali, estão registrados fatos estupendos, dentre os quais o de três crianças (irmãs da médium de efeitos físicos Ofélia Corrales, na República de São José da Costa Rica). Estando o local da reunião mediúnica com todas as portas trancadas, as três crianças foram transportadas para uma casinha próxima. A seguir, repetiu-se a mesma operação em sentido inverso: portas trancadas. Em ambos os ambientes, eis que as crianças foram trazidas de volta!

“Aporte”, na linguagem parapsicológica, é o aparecimento súbito de objetos, animais ou pessoas, num determinado ambiente, onde esteja um médium de efeitos físicos, tudo isso graças ao ectoplasma. O ectoplasma é mais uma bênção, das incontáveis que nos concede o Criador. Seu potencial é inimaginável. 

Hoje  não há mais interesse científico sobre essa transcendental questão, contudo, como “a Natureza não dá saltos”, cremos que no tempo certo o homem despertará tal atenção. E essa será mais uma das valiosas contribuições que o Espiritismo prestará à Terra, vez que as possibilidades de emprego do ectoplasma ultrapassam todos os vôos da imaginação. Vai desde transporte de pessoas/objetos, desmaterializando-os na origem e rematerializando-os no destino, até à cura de patologias consideradas fatais.

Por não disporem de instrumental mais adequado, as experiências realizadas no final do século XIX, restringiram-se a fenômenos de materialização, junto a médiuns especialistas e exames laboratoriais com os recursos de um século atrás. 

Um dos objetivos das reuniões de materialização é  provar a imortalidade da alma e consolar os que ficaram na Terra diante das perdas dos entes caros, e o terceiro objetivo prestar assistência aos enfermos.. Enfim, para encerrarmos esta matéria à guisa de reflexão do por quê essas reuniões praticamente desapareceram dos Centros Espíritas, ouçamos a constatação do Benfeitor Espiritual André Luiz:
     
“ ...Alguns encarnados, como habitualmente acontece, não tomam a sério as responsabilidades do assunto e trazem consigo, para as seções de materialização, emanações tóxicas, oriundas do abuso de nicotina, carne e aperitivos, além das formas-pensamentos menos adequadas à tarefa que o grupo deve realizar. Infelizmente essa é a razão!”

“Como praticamente não existem mais Reuniões de Materialização, onde os médiuns de efeitos físicos podem atuar?” Podem atuar como médiuns passistas nas Reuniões de Estudos e Passes, nas de Desobsessão nos Centros Espíritas, em visitas a enfermos, doando, assim, seus fluidos para manipulação dos benfeitores espirituais a benefício da saúde orgânica e perispiritual dos encarnados e desencarnados.

Em assuntos de natureza espiritual, onde dois mais dois quase nunca é quatro, devido à peculiaridade dos envolvidos e às energias empregadas, encontramos pessoas e reuniões serias bem como também encontramos pessoas e reuniões fraudulentas e estas dificultam o caminho da verdade. 

Gostaria de ressaltar, que a doutrina dos Espíritos é um legado da espiritualidade para o mundo e não tem dono. Não é uma religião, mas um código de vida e de como viver a religiosidade. Não é dos espiritas e sim da humanidade. CÓDIGO DE AMOR. E ÉTICA UNIVERSAL E “MULTIVERSAL” QUE CHEGOU ATÉ NOS, GRAÇAS AO ESFORÇO INIMAGINÁVEL DO NOSSO “BROTHER”, JESUS..
Foi revelada a seres humanos dedicados, não obstante, ainda falíveis. Estamos em um planeta de expiações e provas,  no entanto, os erros humanos não invalidam a doutrina dos Espíritos. Se notarmos algo dissonante na pratica de alguns, ao invés de "abandonar o barco", vamos agir em favor da verdade e dar o nosso melhor, sempre. 

O Espiritismo é a ciência do amor em pratica, cujo lema é: fora da caridade não há salvação.

PAZ, Cibele.


Fonte de pesquisa:

·        A Gênese de Allan Kardec
·         A Física da Alma (Amit Goswami )
·         Cadernos de psicofonias de Antonio Grim de 94 e 97- SBEE
·         O Livro dos Espíritos de Allan Kardec
·        Crawfort, J,W., Mecânica Psíquica. São Paulo, Lake. P. 153.
·         Pires, J.Herculano, Agonia das Religiões. 3 ed. São Paulo, Paidéia, 1989.
·        Xavier, Francisco Cândido e Luiz, André, Missionários da Luz
·         Xavier, Francisco Cândido e Luiz, André, Nos Domínios da Mediunidade.
·         Lima, Antônio, Vida de Jesus, 1 ed. Rio de Janeiro, FEB, 1939, Cap. Materializações
·         Aksakof, Alexandre, Animismo e Espiritismo, 3 ed. Rio de Janeiro, FEB, 1978. Cap.
·        Materialização e Desmaterialização…, p. 118-133.
·         Pires, J.Herculano, Mediunidade. (Vida e Comunicação). 2 ed. São Paulo, Edicel, 1979, p.33
·        .Livro: (Centro Espírita — Pronto Socorro Espiritual)
“Eurípedes Kühl”

Neste link você encontra tudo o que se sabe até hoje sobre ectoplasma
http://www.infoescola.com/fisica/plasma/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro dos Espíritos comentado pelo Espírito Miramez

Dialogos E Dialogadores Da Reunião Mediúnica.

MEDIUM DE SUSTENTAÇÃO